Biologia, 18.08.2019 01:55 Ristermit

Radiação do celular pode acelerar divisão de células, diz estudo

o uso do telefone celular por apenas cinco minutos pode ser o suficiente para acelerar a divisão das células, estimam pesquisadores israelenses.

a pesquisa, publicada na revista new scientist, analisou a exposição de células humanas e de ratos à radiação eletromagnética emitida à freqüência similar a de um telefone celular, mas a um décimo de sua potência.

cinco minutos depois, os cientistas observaram sinais da enzima erk1/2, que estimula a divisão celular.

os estudiosos explicam que a divisão celular é um processo que ocorre naturalmente quando há crescimento ou renovação dos tecidos, mas também pode provocar câncer.

*aquecimento*

o câncer se desenvolve quando o organismo não consegue interromper ou prevenir a reprodução excessiva das células, provocando o aparecimento do tumor.
os pesquisadores salientaram que uma das grandes descobertas do estudo foi ter observado que a divisão celular não foi provocada pelo aquecimento da região submetida à radiação eletromagnética.

"é importante ressaltar que as células não ficaram inertes diante de radiações não-termais. nós usamos níveis de radiação cerca de um décimo mais fracos dos produzidos por um celular normal e as mudanças observadas claramente não foram causadas pelo aquecimento", explicou o líder da pesquisa, rony seger, pesquisador do setor de oncologia do instituto de ciência weizmann, em israel.

pesquisas anteriores sugeriram que o aquecimento do celular, que pode esquentar quando usado, poderia aumentar os riscos de câncer.

1) podemos dizer que o aquecimento do celular provoca câncer?
2) o que pode estimular a divisão celular?

Outra pergunta: Biologia